sábado, 11 de janeiro de 2014

Gentileza gera gentileza...

 

Existem muitas atitudes que engrandecem as pessoas, tornam-nas diferenciadas, seres singulares, capazes de desarmar os violentos, os belicosos, os desalmados. O delicado gesto de oferecer flores a fãs, um pedido de desculpas acompanhado de um sorriso luminoso, a deferência ao ingresso de pessoas mais velhas, de mulheres grávidas a algum recinto, o oferecimento do lugar em ônibus ou espaços públicos aos mais idosos, aos portadores de alguma deficiência, aos enfermos, aos mais carentes estabelecem os liames da grandeza de que um ser é dotado. Ser gentil deveria ser um dos maiores ditames de conduta em sociedade, exercitados como um dogma, um dever diário a ser cultivado desde a infância porque a gentileza rompe barreiras, amplia as amizades, reforça o afeto, alimenta a paz, acolhe e desestabiliza os pretensiosos. Ser gentil humaniza, aproxima, cria vínculos, multiplica a condescendência, serve de exemplos, contagia.

A gentileza é atitude muito simples, que deve ser exercitada em todos os momentos. Em casa, na rua, no trabalho, no trânsito, entre amigos, entre familiares, por isso, necessita ser aprimorada também junto a desconhecidos. Parar na faixa de segurança, usar a buzina do carro em casos extremos, jamais jogar lixo em ruas ou estradas, usar as corretas sinalização de trânsito servem como bons exemplos. O agir com educação deve ser sempre aprimorado porque ser gentil implica bondade, delicadeza, ternura, doação, carinho, paciência. Um cumprimento carregado com os fluidos emanados do coração e acompanhado de um sorriso torna qualquer ambiente mais pleno de energias boas e contribui para tornar os outros mais humanizados.

Ser gentil não custa nada e os ganhos auferidos com a sua prática se multiplicam e retornam ao praticante como formas singelas de contentamento pessoal. A gentileza torna o olhar do outro mais complacente e a simpatia recebida por ato tão genuíno e simples atinge o ser gentil com muito mais energias benéficas. Um abraço apertado, um beijo, uma palavra de carinho, a prática da generosidade, a vontade de colaborar para que o convívio social ganhe maior qualidade emprestam concretude à gentileza e não exigem nenhum sacrifício. Basta praticá-la todos os dias e em qualquer momento. Se as pessoas procurarem ser mais gentis, outras manifestações da grandeza humana contribuirão para que 2014 seja um ano melhor e motivo relevante para tornar os dias a serem compartilhados mais felizes.
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Arlete,muito verdadeiro o teu comentário.Mas neste domingo chuvoso iniciei a leitura do livro O melhor de mim de Nicholas Sparks e fica evidenciado que o primeiro amor deixa marcas para a vida inteira.Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. A sabedoria burilada pela passagem do tempo, amigo muito querido torna-nos seletivos, apaziguados e generosos com quem nos fez felizes e nos gera a capacidade de perdoar quem nos tornou infelizes. Espero que tenhas aperfeiçoado a sabedoria para apagar as marcas que te geraram sofrimento. Que tenha permenecido em ti apenas o que te trouxe alegria, ternura, carinho! O resto? É o resto. Más recordações. Nada mais...

    ResponderExcluir
  3. Oi, amigo querido! Ontem, um amigo muito querio presenteou-me com "Melhor de mim". Ainda não iniciei a leitura, mas estou ansiosa para ler esse livro. Depois trocaremos impressões, concordas?

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir