sexta-feira, 10 de maio de 2013

Oração subordinadas

 
 
Olá, amigos e amigas, PROFESSORES de PORTUGUÊS!

Como pode um jogador, considerado um craque, errar um pênalti em qualquer jogo, principalmente, em final de campeonato? Será que os atletas não treinam como deveriam?

Considero esse desleixo semelhante a um professor que não prepara as suas aulas ou um docente da disciplina de Português que se arvora de excelente e não soube responder qual era a cl...assificação sintática da oração e do termo em destaques nas duas publicações abaixo:
1. “Faz anos QUE NÃO SAIO À NOITE.”
2. “A casa estava EM CHAMAS.”

Sabem por que fiz essa brincadeirinha?

Num curso que ministrei a professores de Português, havia uma mestra que passou as primeiras aulas lendo uma revista. Perguntei a ela o motivo de estar alheia às minhas explicações?

O que a "sábia" mestra (que de Mestrado não tinha nada, só o Magistério) respondeu?

Que sabia tudo de Português e estava ali porque a Secretaria de Educação exigiu...

Fiz a minha maldade. Perguntei a ela sobre a classificação da oração e dos termos destacados acima. Foram as primeiras dificuldades que vieram à mente e tinha certeza, dificilmente, ela saberia me responder. Na verdade, ficou vermelha, gaguejou. Depois, disse que era uma oração adjetiva restritiva. Bem feito. Errou!

Em chamas disse que era um adjunto adverbial de modo. ORRE! Não era!

Então, contei a ela que estudei muito a minha vida inteira, desde estudante bem pequena e jamais me sentia no direito de dizer que sabia tudo... Até hoje, estou sempre estudando e... aprendendo. MUUUUUUITO! Principalmente com alunos e aluna que continuam me questionando sobre suas dúvidas. Sempre com sentido...

Ah! Provavelmente, estão querendo saber qual a resposta correta às minhas
perguntas?

Para não deixar ninguém de “saia justa”, aqui estão:
QUE NÃO SAIO À NOITE é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL.
EM CHAMAS é um COMPLEMENTO NOMINAL.
 
Aceitem as flores acima se gostaram dessa postagem.

terça-feira, 7 de maio de 2013

sábado, 4 de maio de 2013

Sonhar é preciso...


 

Num mundo de desencontros, de instantaneidades, de aparências, um jovem casal atingir 10 anos de casamento já é um fato esdrúxulo a celebrar. Festejar essa data no Copacabana Palace Hotel, como minha filha e meu genro estão celebrando, é um feito para poucos. Ser fotografada com a XUXA, a quem amou com devoção desde a infância, é um caso raro e só conseguido por minha privilegiada filha, a Daniella. Feliz casamento, Cesar e Daniella, filhos amados! Que venham mais 30...