sábado, 20 de agosto de 2011

Curiosidades sobre elefantes


A postagem de hoje vai para... Nando! Um visitante que deixou um recadinho bem simples em Fale Comigo aí do lado.













Curiosidades sobre elefantes

Quando um elefante morre, todos os membros de sua manada param junto do defunto e parecem inspecioná-lo com a tromba, como se prestassem uma última homenagem. Além disso, o parente mais próximo do falecido segue o grupo de longe por alguns dias, numa espécie de manifestação pública de luto.

Os elefantes têm, sim, uma excelente memória. Mas não é pelo fato de terem a cabeça grande (seu cérebro pesa 5,4 quilos). Acredita-se que isso se deva, em parte, à sua longevidade, de até 70 anos! Vivendo tanto assim, eles acabam memorizando mais.
As orelhas dos elefantes são sua “impressão digital”. As abas enormes têm não apenas formas únicas mas cavidades e riscas inconfundíveis.

A comprida tromba (que corresponde ao nariz e lábio superior) pesa cerca de 140 quilos. Entre outras coisas, este “narigão” permite que ele fareje água a uma distância de quase 20 quilômetros!

Nenhum animal terrestre é mais bem-dotado do que o elefante. Isso mesmo! Seu pênis pode atingir 1,5 metro de comprimento e pesar 2 quilos. E.. salve-se quem puder! Cada ejaculação do bicho é suficiente para encher uma bola de futebol de sêmen… Nossa!

Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, chegando a pesar até 12 toneladas e medir, em média, 4 metros de altura. Devido ao seu porte, têm poucos predadores. Atualmente, existem três espécies no mundo, duas delas africanas e uma asiática, um pouco menor que as outras. São herbívoros,  alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores.

Vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem.

Sua tromba pode ser usada para diversas finalidades, como esfregar o olho, pegar coisas no chão, tomar banho e levar alimento e líquido até sua boca. Segundo
especialistas, a tromba do elefante pode ter cerca de quarenta mil musculos individuais, o que a faz sensível o suficiente para pegar numa única folha de relva, mas ao mesmo tempo forte o suficiente para arrancar os ramos de uma árvore.

Os elefantes são chamados de Paquidermes, que significa "com pele espessa". A pele do elefante é extremamente rigida na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2.5 cm de espessura. No entanto, a pele em volta da boca e dentro das orelhas é muito fina. Normalmente, a pele dos elefantes-asiáticos está coberta por uma maior quantidade de pêlos do que nos africanos, sendo esta característica mais acentuada nos mais novos.

Ao longo da história, os elefantes foram utilizados pelo
homem para várias funções, como transporte, entretenimento e guerra. Atualmente todas as espécies de elefantes são consideradas em perigo de extinção, segundo a "União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN)." Eles são ameaçados pela caça ilegal e perda de seu habitat. O marfim de suas presas é usado em jóias, teclas de piano, dentre outros usos.

Fonte: Diário de Biologia por Karlla Patrícia e dados da web

Gostaste, Nando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário