sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sonhar é possível?



Eis o texto que me deixou tão feliz. "Mais faceira do que pinto em sanga"!

*Sonhar é possível?

Mais um ano se foi e o desgastado sonho de ver surgir um Brasil mais ético, seriamente comprometido com educação de qualidade, com o restabelecimento pleno da saúde de seu povo, capaz de incentivar o controle de nascimentos entre carentes desapareceu.

Morreu o país esperançoso de ver punidos e cerceados da liberdade os corruptos, pronto para exigir o restabelecimento da moralidade em todos os níveis sociais. A nação responsável por influenciar os motoristas para que não transformem as estradas e as ruas citadinas em armadilhas certeiras do matar ou morrer desapareceu. Sonhos que se foram, velhas utopias, acalentadas ao longo dos anos, esboroaram-se como grãos de areia açoitados pelo vaivém incessante das ondas do mar de insensatez que proliferou pelo país.

Que no ano incipiente, a imorredoura necessidade de acreditar no surgimento de uma sociedade melhor renasça nos brasileiros, reascenda neles a capacidade de se indignarem contra a violência que eclode como guerra civil camuflada. Que se revoltem contra a degradação dos costumes,que exijam mais segurança, moradia, saúde, educação de qualidade e desapareça a nociva prática do “jeitinho”. Que se posicionem contrários à mediocridade de programas televisivos, percebam as insídias contidas nos sermões dos falsos messias e dos chefes de igrejas que cobram pela salvação de almas descaradamente. Que se incorporem a campanhas ecológicas e procurem salvar as riquezas naturais do solo pátrio, esvaído em perenes lutas para não perder o seu encanto.

Que em 2011, famílias não chorem pela morte de seus afetos em acidentes, tombados por balas perdidas, por atitudes irresponsáveis, pelo consumo de drogas, pelo não ou mau atendimento em hospitais.

Que sejam abortados, na origem, esses constantes suicídios interiores gestados pela falta de empregos, pela derrocada dos sonhos, pela mesquinhez do dia a dia. Que as variadas bolsas caritativas oferecidas pelo governo ajam apenas como paliativos temporários, o mais rápido possível, sejam substituídas por programas de estímulos ao crescimento individual, restabeleçam naqueles que as usufruem a vontade de lutar contra as vicissitudes, a fim de reencontrarem a dignidade através do esforço laboral.

Se cada brasileiro de boa vontade encontrar o equilíbrio para bem dirigir sua vida, estará dando o chute certeiro rumo ao gol por uma nova aurora neste brasilzinho com vontade de virar um brasilzão. Se aprender a dizer não às vontades inegociáveis dos filhos, captar as dubiedades das promessas eleitoreiras, estará pronto para cobrar posturas corretas de seus eleitos. No momento em que começar a abolir de seu cotidiano todas as formas de discriminações, tornar-se cônscio de seus deveres, exigir seus direitos e trabalhar muito, poderá cantar “neste ano, quero paz no meu coração e se puder ter um amigo, que ele seja irmão”.

3 comentários:

  1. aldisconzi@terra.com.br



    LI E GOSTEI BEM PRÓPRIO PARA O INÍCIO DE ANO. PARABENS

    ResponderExcluir
  2. Nivia Andres

    Querida Arlete!

    Recebi o teu e-mail quando estava na praia e não tinha a ZH do dia para ler o teu artigo. Hoje, quando cheguei em PoA, a primeira coisa que li nas ZH's que se acumulavam embaixo da minha porta, foi o teu brilhante artigo!

    Peço a tua permissão para transcrevê-lo em meu blog. Precisamos multiplicá-lo para que muitas pessoas o leiam, em diferentes plataformas de mídia - uma maneira fantástica que encontraste para chamar as pessoas à razão.

    Cumprimentos!

    Um beijo,

    Nivia

    ResponderExcluir
  3. Sandra Ebling para mim
    mostrar detalhes 19:30 (4 minutos atrás)

    Que lindo teu texto, consgui ler na internet, pois havia perdido o jornal, simplemente MARAVILHOSO, mas tbem não é surpresa, sabendo de quem é a autoria.
    Abraço

    ResponderExcluir