terça-feira, 30 de novembro de 2010

O outro lado da dor



Ao tomar conhecimento a cerca de trágicos acidentes ocorridos em ruas ou em estradas brasileiras, por instintivo e gradual sentimento de preservação, a sociedade se comove e, raramente, consegue estabelecer um julgamento desapaixonado e isento sobre tão nefastos episódios. Devido às indizíveis mazelas desencadeadas por esses fatos estarrecedores, as pessoas voltam-se, irascivelmente, contra o causador do infortúnio, caso tenha conseguido sobreviver a ele. Comiseração e solidariedade encimam demonstrações afetivas para com os familiares dos acidentados, especialmente se resultar em óbitos ou mutilações.

Parentes e amigos, lembrando vítimas, fazem aflorar a falibilidade delas, gestando inominável sofrimento naqueles que as rodeiam, não raro acompanhado de ódio e revolta contra o mentor do acidente. Se meros desconhecidos, uma estranha sensação de alívio escamoteia a piedade por não constarem em seu rol de afetos, por isso o sofrimento se faz menor ou a indiferença sobrepuja qualquer outro sentimento. Fazem-se compreensíveis tais posicionamentos, uma vez que esse tipo de evento poderia ser evitado, se o infrator obedecesse às normas de trânsito, não bebesse, refreasse a impetuosidade e se houvesse, nas vias públicas, melhores condições de trafegabilidade. Lamentavelmente, as estratificações sociais olvidam o anverso dessa tragédia.

Só quem conviveu com algum condutor de veículo que escapou com vida e foi o causador do infeliz acontecimento, pode aquilatar a extensão do infortúnio que se abate sobre ele e a sua família. Nos pais, ecoa irreprimível sensação de culpa e impotência por não anteverem a tragédia, ao mesmo tempo, sentem-se gratos por não ter sido um dos seus a vítima. Esse misto de culpabilidade e gratidão acompanha todos os envolvidos por longo tempo, cujo desenlace, além de se fazer pontuar por desgastes financeiros e emocionais infindáveis, quase sempre se corporifica em isolamento individual por vergonha ou por medo de enfrentarem o julgamento das pessoas conhecidas e dos parentes daqueles que tiveram vidas ceifadas ou danificadas.

Para que essa hecatombe social seja banida do país, é mister que os membros da sociedade motorizada repensem o seu papel de condutores e façam do prazeroso ato de dirigir uma lição de cidadania ao respeitar as leis de trânsito, servindo como referenciais a serem seguidos. Com isso, seus descendentes assimilarão as lições de como bem conduzir automóveis empiricamente, aperfeiçoando o aprendido junto a instrutores especializados, a fim de que não se valham do veículo como uma arma que pode ceifar a própria existência e a de outrem. Havendo prudência, observância às normas de trânsito, profundo respeito à vida (sem bebidas), as ruas e as estradas (sem buracos) do Brasil servirão como sendas da confiabilidade e retorno seguro para os lares.

Conhecendo o Brasil


Se vocês pensam que o Brasil vai do Oiapoque ao Chuí, não se sintam "emburrecidos". Foi assim que muitos aprenderam na escola, num passado não muito remoto. Hoje, o que é ensinado aos estudantes e nós, os mais "antigos", devemos dizer é que o Brasil vai de Caburaí em Roraima ao Chuí, no Rio Grande do Sul. Esse monte, com seus 1456 m, o extremo norte do país, localiza-se entre o Brasil e a Guiana.

Não quis ofender ninguém, procurei só mais um pouco de atualização geográfica. Se sabiam disso, parabéns. Meus leitores queridos, vocês estão realmente antenados!


Para ser perdoada, olhem as fotos abaixo. Sabem de onde são, não?


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Chinesas geniais

Por que tantos porquês?



Meus alunos sempre me questionaram os motivos de existirem tantos porquês, nunca lhes tirei a razão. Realmente, para que quatro, se um só quebraria o galho? Mas...



A seguir... apresento-lhes o AJUNTADINHO!

PORQUE = POIS
Estudo porque gosto.
Estudo pois gosto.

PORQUÊ(s) = MOTIVO(s) perderá o acento.Quero saber o porquê de tanto estudo.
Quero saber o motivo de tanto estudo.

Em segundo lugar... eis o SEPARADINHO!

POR QUE = pelo qual, por que motivo ou o motivo pelo qual  


O amor por que tanto luto, é lindo.
O amor pelo qual tanto luto, é lindo.
Por que estudas tanto?
Por que motivo estudas tanto?

Eis por que estudo tanto.
Eis o motivo pelo qual estudo tanto.

POR QUÊ, usado ao "bater" num ponto qualquer (vírgula, ponto-e-vírgula, ponto de interrogação,...) sem determinante, recebe um chapéu acento. OBA!
Estudas muito, por quê?
 
Chatinho, não?
 




domingo, 28 de novembro de 2010

Cidades à noite

Dando uma "viajada" pela internet, encontrei estas fotos magníficas de várias cidades, belamente iluminadas. "Arrastei"-as, exatamente, como foram postadas no blog Padronel de Carlos M. Padrón, natural das ilhas Canárias, Espanha.

Denver, USA

Denver


Denver é a capital, a maior cidade e um dos 64 condados do estado norte-americano do Colorado.

A cidade propriamente dita conta com 557 917 habitantes (censo de 2000), com cerca de 2,3 milhões de habitantes em sua região metropolitana.


São Petersburgo, Rússia


São Petersburgo, Rússia


São Petersburgo (Санкт-Петербу́рг, Sankt-Peterburg em russo) é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Os outros nomes da cidade eram Petrogrado (Петрогра́д, 19141924) e Leninegrado (Ленингра́д, 1924–1991). É frequentemente chamada de, somente, Petersburgo (Петербу́рг) e informalmente conhecida como Peter (Пи́тер).


Paris, França

Paris

Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France. A cidade se situa num dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital dum império estendido pelos cinco continentes, ela é hoje a capital do mundo francófono.

*Cataratas de Niágara, USA/Canadá

Niagara

*Las Vegas, USA

Vegas

*Chicago, USA

Chicago

*Londres, Inglaterra

London

*Moscou, Rússia

Moscu

*Washington, USA

Washington

*Singapura


*Viena (Áustria)


Viena

*Catedral de Colonia, Alemanha


Colonia



Fonte: blog Padronel /net, A El Paso, y a Canarias toda

Acresento estas:
Porto Alegre, RS, Br


Rio de Janeiro, Br


Brasília, Br
Santiago, RS, Br

Gafes na TV

Em qualquer idioma, uma gafe é sempre engraçada. Imaginem na TV ao vivo e a cores.

(Ataques de riso? Disso sou campeã! Já os tive em velório, em cerimonial de casamento, em aula, ao achar algo estranho em amiga, na hora das refeições, no banheiro, na cama, tudo é motivo para eu cair na risada). Se aquele velho bordão pega em mim, rico e tolo riem à toa, estou lascada. Caio na malha fina do tolo..

sábado, 27 de novembro de 2010

Paz!


Paz para o Rio de Janeiro! Paz para o Brasil! Paz para o mundo inteiro!
Como seria maravilhoso que um simples pedido ou intenção se tornassem realidade!

Venenos x Remédios x Excesso de limpeza




Olá! Amigos hipocondríacos! Vocês sabiam que o famoso jargão "o que não mata, engorda" é um contraponto para "a diferença entre um remédio e o veneno é a quantidade que se toma"? Aprendam, então, o que disse Paracelso, o criador da moderna farmacologia: "Só ingira ou use remédios sob prescrição médica". Querem ver?

O Merthiolate, imprescindível em farmácias caseiras, tido como poderoso remédio, recentemente, constatou-se ser um veneno para o organismo humano, porque o chumbo e o mercúrio, nele contidos, ultrapassam em quatro vezes a tolerância que o corpo pode carregar.

Sobre o Tylenol, para os leigos, um simples analgésico, está comprovado que esse "remedinho" é uma verdadeira bomba que "libera subprodutos tóxicos que são metabolizados pelo fígado e que, se ingerido em excesso, pode danificar o órgão", dizem os especialistas.

Portanto, amigos queridos, todo o excesso, tanto na ingestão de analgésicos ou anti-inflamatórios danificam o fígado, geram úlceras no estômago; antibióticos, usados durante seis meses, podem ocasionar asmas e alergias.

Agora, muita atenção! Quem cresce ou vive em ambientes excessivamente higienizados e com pouco contato com outras pessoas tem maior probabilidade de "cultivar" asma, diabete 1 e esclerose múltipla. Sacaram esta, mamães, avós, presentes e futuras?

Resumindo: melhor será a nossa saúde, quanto menos remédios tomarmos e não nos preocupamas tanto com limpezas. Uma sujeirinha para a saúde é "um santo remédio"! Reflitam sobre isso.

Ah! mais um lembrete: esqueçam-se dos famigerados complementos vitamínicos, verdadeira bomba de Hiroxima para os "corpitchos" desavisados! Fazer check-ups anuais, as mulheres depois dos 45 anos e os homens após os 40, "é uma forma segura de viver mais e com saúde", sem deixar de ingerir alimentos saudáveis e com moderação.

O resto, ou seja, o desenvolvimento de doenças é o termômetro de como a pessoa se comportou durante a vida.

(Psiu! Por falta absoluta de tempo para elaborar um bom texto e publicá-lo aqui, estou reeditando antigas postagens. Perdoem-me!)


Em contrapartida, admirem as belas fotos abaixo.



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Português viaja do Brasil a Portugal


Se algum de meus leitores fosse a Portugal, ficaria surpreso com certas diferenças lexicais.

Li, num artigo do professor Claudio Moreno e dou de graça e por graça, desculpem o trocadilho, algumas expressões que, se ditas por eles ou por nós, ficaríamos entendendo bulhufas (será que este termo já não caiu em desuso?)

Comparem!

Aeromoça = hospedeira de bordo

Acostamento = berma

Açougue = talho

Absorvente higiênico = penso higiênico

Aro de roda = jante

Bandeide = penso rápido

Grampeador = agrafador

Painel de automóvel = tablier

Tela de TV ou de cinema = ecrã

Torcida = claque

Freio = travão

Mamadeira = biberão

Visualizem a cena. Criança berrando de fome. Mãe desesperada grita para babá brasileira:

De pronto! Traze o biberão, rapariga!

Será que a rapariga (mocinha para eles e "baita baranga" para nós) não se ofenderá ou entenderá o que a patroa disse?

Já imaginaram se alguém desejar assistir a um filme do Gordo e Magro e ler no cartaz: Aventuras de Bucha e Estica?

Sorria!

A força de um sorriso!




quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Feliz por nada


O meu Anjo Número Um, a Marli, além de me "socorrer" quando dela preciso, emprestar-me preciosas ferramentas de trabalho, reavivar-me a memória quando esta falha, levantar-me o ego dizendo que sou chique e criativa, estar sempre alerta para detectar erros cometidos neste blog, ainda me envia textos que reproduzem, exatamente, o que penso e como sou como este que publico hoje: Feliz por nada, de Martha Medeiros.

Uma amiga assim deve ser cantada em prosa e verso. Como só sou chegada à prosa, sempre que posso, evidencio, aos quatro ventos, o quanto a admiro e aprecio alocá-la em meu seleto clube de bem escolhidos e parcos amigos.


"Geralmente, quando uma pessoa exclama “Estou tão feliz!”, é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê.

Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada.

Digamos: feliz porque maio recém começou e temos longos oito meses para fazer de 2010 um ano memorável. Feliz por estar com as dívidas pagas. Feliz porque alguém o elogiou. Feliz porque existe uma perspectiva de viagem daqui a alguns meses. Feliz porque você não magoou ninguém hoje. Feliz porque daqui a pouco será hora de dormir e não há lugar no mundo mais acolhedor do que sua cama.
Esquece. Mesmo sendo motivos prosaicos, isso ainda é ser feliz por muito. Feliz por nada, nada mesmo?

Talvez passe pela total despreocupação com essa busca. Essa tal de felicidade inferniza. “Faça isso, faça aquilo”. A troco? Quem garante que todos chegam lá pelo mesmo caminho?

Particularmente, gosto de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros. Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando “realizado”, também. Estando triste, felicíssimo igual.

Porque felicidade é calma. Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo?

Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo.

Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem.

Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre. Adequação e liberdade simultaneamente? É uma senhora ambição. Demanda a energia de uma usina. Para que se consumir tanto?

A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.
Ser feliz por nada talvez seja isso."

 (Martha Medeiros)

Psiu! Filha amada!

Não parece que fui eu quem escrevi esse lindo texto? Não é a "imagem e semelhança" de mim? Aguardo o teu parecer.

Ainda: felicidade, para mim, também é levantar-me pela madrugada, dar um giro pela casa e certificar-me de como está bonita. Depois, deitar-me feliz, pensando no que posso ainda melhorar...

Simples assim!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Teste aplicado ao Tiririca 2


Recebi este novo teste para avaliar a sabedoria do Tiririca, o político mais representativo do povo brasileiro que trabalha, luta por um diploma em curso superior, especializa-se, vira Mestre e, depois, Doutor.

Nós, os tristes palhaços que pagamos a conta pela safadeza que fazem com o erário público e com tudo que envolve gerir a pátria amada, idolatrada, salve! salvem-na!, merecemos ter um representante desse calibre?

Quem me enviou  essa pérola foi a Nivia Andres, titular do blog Interface Ativa!, renomada jornalista, graduada em Comunicação Social e Letras pela UFSM, especialista em Educação Política.

Conforme consta no perfil do seu blog: Atuou, por muitos anos, na gestão de empresa familiar, na área de comércio. De 1993 a 1996 foi chefe de gabinete do Prefeito de Santiago. Especificamente, na área de comunicação, como Assessora de Comunicação na Prefeitura Municipal, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), no Centro Empresarial de Santiago (CES) e na Felice Automóveis. Na área de jornalismo impresso atuou no jornal Folha Regional (2001-06) e, mais recentemente, na FOLHA Santiago.

Rico como esse, sim, deveriam ser todos os currículos dos representantes do Povo e dos Estados. 

TESTE DO TIRIRICA VAZA NA REDE E GOVERNO MANDA CONTRATAR ENCANADOR

O INEP – Instituto Nacional de Exames de Palhaços – vai ser o responsável pela aplicação de exame no palhaço Tiririca, para saber se ele sabe ou não ler.

O mesmo instituto também já contratou um encanador, para descobrir por que suas provas vazam tanto na rede:

- O problema são os furos de reportagem – disse o ministro da Educação Fernando Caghad .


teste-tiririca2

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A prova aplicada ao Tiririca


Olhem o que a hilária Ilza Madruga me enviou!

"Vazaram as questões da prova, que o Tiririca fez para assumir o cargo de deputado federal... "

O examinador: Vou ler para você cada questão. Depois responda, se puder.

Caso tenha dúvida, cante, batendo com a caneta, uniduni tre salamê minguê e tasque um X num dos buraquinhos.

1 ) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________

( ) Roxo ( ) Preto ( ) Branco ( ) Rosa choque ( ) Amarelo

2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
( ) Tang ( ) Teng ( ) Ting ( ) Tong ( ) Tung

3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
( ) Pelo ( ) Pentelho ( ) Penugem ( ) Pena ( ) Cabelo

4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
( ) boates ( ) zonas ( ) cabarés ( ) relinho ( ) ciante

5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
( ) Volta Redonda ( ) Fluminense ( ) Flamengo ( ) Botafogo ( ) Vasco da Gama

6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
( ) maminha ( ) picanha ( ) alcatra ( ) lombo ( ) carne do sol

7) Grande Bandeirante foi Borba _______
( ) Leão ( ) Jacaré ( ) Gato ( ) Veado ( ) Vaca

8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de ________
( ) Anda ( ) Para ( ) Corre ( ) Dispara ( ) Caminha

9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marquês de _________
( ) Galinheiro ( ) Puteiro ( ) Curral ( ) Pombal ( ) Chiqueiro

10) D. Pedro popularizou-se quando __________
( ) eliminou a concorrência
( ) decretou sua falência
( ) saturou a paciência
( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência

11) Pedro Alvares Cabral _____________
( ) inventou o fuzil ( ) engoliu o cantil ( ) descobriu o Brasil ( ) foi pra puta que o pariu ( ) tropeçou mas não caiu

12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
( ) aumentou a tanajura ( ) botou água na fervura ( ) engoliu a dentadura ( ) segurou a coisa dura ( ) aboliu a escravatura

13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
( ) de boi ( ) de ferro ( ) oco ( ) largo ( ) apertado

14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
( ) Fiofó ( ) Cu ( ) Rego ( ) Furico ( ) Forevis

15) O mártir da independência foi Tira___________
( ) gosto ( ) que está doendo ( ) e põe de novo ( ) dentes ( ) cabaço


16) D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
( ) Hortência, volte!
( ) Eu dou por esporte!
( ) Como dói, prefiro a morte!
( ) Independência ou morte!
( ) Maria, endureceu! Que sorte!


É só levando na gozação mesmo! E a dona Dilma que, mesmo antes de assumir o cargo, já autorizou aumento para a politicalha toda e para si própria. Quem viver verá a zona que vai virar a pátria amada, idolatrada. Salve! Salve!  

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Amizade é...

O que é ser chique?

Sábado recebi duas amigas da vida real de quem gosto muito e admiro pelo caráter, pela postura e pela capacidade de se reinventarem sempre, a Sirlei e a Marli, as quais me visitaram para  conferir se verdadeiros os elogios tecidos pela última sobre a nova decoração de minha casa e feita por mim. A primeira deixou-me bastante feliz com este simples e rápido comentário: “Tu és uma mulher chique!”

Vindo dela, foi um dos maiores elogios que já recebi nos últimos tempos. O meu ego e o meu coraçãozinho sensível gargalharam de felicidade.

Com base no exposto acima, publico hoje um e-mail que muito me agradou. Recebi-o de uma prima de meu marido, a Eleonora, mas que adotei como se  minha parente  fosse.  Nossa amizade se consolidou virtualmente. Andava sumida. Eis que retorna com o interessante texto abaixo.

Ao receber o seu texto, não vacilei em “arrastá”-lo para este blog.

Serei chique mesmo?

SER CHIQUE SEMPRE

GLÓRIA KALIL

"Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.

Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro importado.

O que faz uma  pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.

Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.

Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.

Chique mesmo é parar na faixa de pedestre. É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.

Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.

Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda,

correto com quem você se relaciona."

A essas três pessoas admiráveis, a Marli, a Eleonora e a Sirlei, ofereço os copos de leite lá de cima e as rosas aqui debaixo.

(Cá entre nós e com base no texto, passei a acreditar que a Sirlei foi sincera. Mas será que sou chique mesmo?  Faço tudo o que foi descrito no texto). Só não havia me dado conta dessa minha qualidade.

domingo, 21 de novembro de 2010

Cartas para levantar o astral



Os leitores de CONTIGO que me perdoem, como recebi de "presente" alguns exemplares dessa revista (claro que sei ser um presentinho de grego, pois não sou boba...), procurei ver nela mais do que fofocas de famosos. Encontrei uma seção, BEM-ESTAR, elaborada por Lucilia Diniz, excelente.

Foi dali que retirei o que vou postar hoje. O que escreveu Lucilia:

"Sabe aquelas fases em que estamos totalmente seguras e confiantes? Aproveite esses momentos de alto astral e escreva cartas para você mesma.

Deixe que as ideias positivas fluam livremente.

Depois, guarde essas cartas em sua gaveta pessoal. (Aquele cantinho secreto dos achados e perdidos, que todo mundo tem!)

Quando a peteca cair, é só abrir as cartas e ler. Um recado de otimismo de você para você mesma fará milagres!"


Sábia Lucilia! Sábios leitores que sabem captar o limão da vida e fazer dele uma esplendorosa limonada!

Aplausos para aqueles que procuram preencher, com brilhantismo, as páginas brancas da vida e escrevem nelas textos centrados na bondade, na ternura e na gratidão.

Em tempo: Os meus leitores também podem fazer isso. Ficar de alto ou baixo astral não é característica exclusiva das mulheres...

Esqueci de dizer que reeditei a postagem acima, primeiro, porque ando com o tempo dedicado ao enorme prazer que este blog me proporciona quase zerado. Depois, porque recebi um e-mail de um amigo muito querido, queixando-se de estar acometido de profunda tristeza, quase em depressão.


(Pensa em tudo o que de bom já viveste, meu bom amigo, escreve as reminiscências que te são caras. Relê-as e procura apagar o "mal que te aprisiona"! Sei que "falar é fácil" e se conselhos valessem muita coisa, ninguém os dava, vendia. Empresto-te o ombro amigo para chorares todas as tuas lágrimas.

Agora, querido, para rires de tuas próprias mazelas: no trem da  vida, só não é passageiro  o motorista...  Não achaste graça alguma? Então... Fiz a minha parte, portanto...

Vira a página! Parte para outra. Não! Não quis dizer céu ou inferno. Aquieta-te!

sábado, 20 de novembro de 2010

O azul do céu

Qualquer estudante dedicado sabe que a luz é formada pela junção de várias cores e que, em contato com a atmosfera, essas cores se espalham devido às partículas existentes no ar.

O que isso tem a ver com o céu? Tudo!

Como as ondas de cada cor têm comprimentos diferentes, na abóboda celeste, espalham-se também de forma e cor diferentes. Quanto mais curtas forem , as ondas dispersam-se com maior facilidade. A cor azul, por ter um comprimento de onda pequeno, facilita a sua difusão no céu, gerando a lindíssima coloração que tanto admiramos.



No fim da tarde, o sol ilumina o planeta obliquamente, o que faz a sua luminosidade percorrer um longo caminho para chegar à Terra. Isso permite que a luz azul se disperse completamente, ficando vulnerável para o aparecimento da cor vermelha, porque esta possui um comprimento de onda maior.

É esse fenômeno que permite a visualização de um dos espetáculos mais lindos da natureza: o POR do SOL.


Por do sol visto de um avião

Para refletir:

"A felicidade consiste em conhecer seus limites e amá-los."(Roman Rolland)

".Quem for feliz quererá tornar os outros felizes." (Anne Frank)

P

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desenhos de Hernandez (TATO)

Em uma de minhas noites insones, buscando imagens esplêndidas para ilustrar as postagens, encontrei dois blogs sensacionais que reproduziam os desenhos abaixo. Feliz com o ineditismo desses desenhos, fui copiando todos os que encontrei, deixando, para o final, copiar também o nome, a origem e o motivo inspirador deles. Pois deu um tilte no site, perdi tudo, não consegui encontrar nem os blogs, nem os endereços respectivos.


Apelo para quem souber o autor dessa maravilha de obra de arte que me forneçam essas informações para eu poder sanar essa falha imperdoável. Retornando à internet, encontrei um blog, Gauchaje,  de Tato, um argentino. Será ele o autor desses desenhos maravilhos e expressivos?

Por que adorei tais desenhos? Porque são uma de minhas predileções. Inclusive, quando me preparava para o vestibular de Medicina, para fugir do "medo" da reprovação, em determinadas horas, fazia desenhos que reproduziam a minha angústia. Até que fazia isso muito bem.

Perdi-os quando casei. Deixei-os na casa de meus pais que, não dando importância a eles, jogaram-nos fora. Uma pena. (Quem sabe puseram no lixo uma "artista"...)