sábado, 15 de janeiro de 2011

Terapia do elogio



Recebi esta mensagem da Alessandra, uma sobrinha a quem muito amo e admiro. Leiam-na e verifiquem se estão exercitando o elogio entre as pessoas com quem se relacionam.

Já a havia publicado em abril de 2010. Estou, hoje, reeditando-a para homenagear o maior incentivador de minhas postagens, o meu ANJO NÚMERO DOIS. Certamente, ele vai entender o porquê de eu ter  publicado, de novo,  este texto.

"A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc. Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência são pessoas que têm a obrigação de cuidar do corpo, do rosto. Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.

A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos. Vamos observar o que as pessoas gostam.

O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro, é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Pensem nisso!"


Arthur Nogueira (Psicólogo)


Errei muito na criação de meus filhos, mimei-os em demasia, construí uma reforçada couraça anti-sofrimento em cima deles, todavia uma coisa que nenhum deles pode se queixar, e nem eu, é do compartilhamento do afeto, das gentilezas, das atitudes educadas, da prodigalidade dos beijos e dos abraços.

Procurei gravar em seus cérebros que o "ter" é muito bom desde que venha acompanhado de um "ser" generoso e prestativo.
Ensinei a eles, também, que, por não terem que administrar fortunas, sem parcimônia e sempre no superávit, deveriam administrar os sentimentos.

Se essa foi a grande lição que lhes ensinei e aprenderam, estou apaziguada com a vida porque procurei, pelo exemplo, mostrar a eles que o olhar sobre as pessoas e as coisas deve, acima de tudo, ser guiado pelo coração. Demonstrei-lhes que, antes de apontarem ou verem os defeitos nos outros e nas coisas, precisariam procurar-lhes o lado mais bonito da aparência física e do caráter, repetindo-lhes, reiteradas vezes: "quem não tem defeitos, que atire a primeira pedra."

Portanto, já bem velhinha, muito lúcida e ainda inteiraça, que a terra me seja leve e os céus me acolham com carinho...



Ah! Para mim, o elogio tem o sabor de pitangas maduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário