quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rir ainda é um bom remédio


Nada mais bonito do que uma criança sorrindo. Mais bonito ainda quando se imagina capaz de carregar o mundo. Sempre sorrio ao ver uma imagem assim...Sorrio também ao receber uma boa notícia,ao ouvir ou ler uma ótima piada.

Hoje, recebi, por e-mail, da Alessandra Mariano, uma sobrinha que adoro e que mora em Aracaju. Pessoalmente, só convivemos quando ela era uma garotinha. Depois foi embora desta cidade e os laços afetivos foram reatados através do poderoso vínculo de comunicação: a internet e todas as suas possibilidades interativas. Essa menina manda-me mensagens lindíssimas, que sempre mexem com meus sentimentos mais lindos: o afeto, a emoção, a alegria, a vontade de rir sem parar...
Não me dei nem ao trabalho de reescrevê-la. Coloquei-a do jeito em que a recebi.
A piada, é claro!

Às vezes, sou meio prolixa e confusa! Além de muito distraída ou nefelibata. (Não é palavrão. É um termo, muito comum entre os Simbolistas, para definir "alguém que vivia nas nuvens, ou seja, o desastrado saía da "casinha"...)


AMÁ-LA OU MELHOR AMAR-TE....

O marido, ao chegar em casa no final da noite diz à mulher que já estava deitada :

- Querida, eu quero amá-la.

A mulher, que estava dormindo, com a voz embolada, responde:

- A mala... ah não sei onde está,não! Use a mochila que está no maleiro do quarto de visitas.

- Não é isso querida, hoje vou amar-te.

- Por mim, você pode ir até Júpiter, até Saturno e até à puta que o pariu, desde que me deixe dormir em paz...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A luz e o vento


Adoro tudo que lembra vento, inspiração para o nome deste blog - Palavras ao Vento, tanto pelo duplo sentido como pela poética que esse nome evoca: escritos para não serem lidos ou para que muita gente os leia. Um paradoxo? Até pode ser, mas que as pessoas estão gostando dele, isso posso garantir.

Os versos abaixo, compostos por Anderson Meireles, embora com rima pobre, bem sintetizam a predileção e os efeitos gerados pelo vento.



Há uma luz por de trás do vento
Que aos homens conduz e traz alento
Luz que brilha na escuridão
Luz que aquece um coração
Espalha-se entre feixes e raios
Alheia a fevereiros e maios
Há uma luz por de trás do vento
Há uma voz que desobedece ao tempo
Desconhece tempo e espaço
Transforma caminhada em passo
Revela-se pelo pensamento
Quando faminto, é alimento
Há uma luz por de trás do vento
Imaturidade, fugir não tento
Vem como verdade eterna
É suave, calma, bonita e terna
Mesmo que o mundo busque escuridão
Nos corações ela revela a imensidão
Há uma luz por de trás do vento
Não é necessário ficar atento
Quando fala, a alma se cala
Mesmo invisível, a visão abala
Sonhos se tornam realidade
A mentira morre ante a verdade.


terça-feira, 28 de abril de 2009

Pensamento voa

Este poema "roubei" do blog NEM SEI QUEM SOU. Achei bonito!

Pesamento flutua e faz uma viagem amorosa.
Vai em busca dos momentos de amor
E dolorida lembra cada encontro nosso.

Pesamento não quer esquecer você, cada beijo
E ardente anseia, tem vontade de voltar, reencontrar
Contemplar cada parte escondida, nua tua.

Pesamento correndo ávida deseja carinho
O meu louco desejo, sente falta de cada carícia
Na umidecida ânsia, em teus braços quer repousar.

Autora: Marina Nunes

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Millôr bem humorado


Sou fã incondicional de Millôr Fernandes tanto por seu humor cáustico, que atinge as vísceras do leitor inteligente, como por sua irreverência em, intencionalmente, "ferir" suscetibilidades.

Não deu outra! Como muitas pessoas não têm acesso à Veja, com as devidas desculpas para os que já a leram, saiu, nessa revista, um artigo sensacional, escrito por ele, por isso vou reproduzir os seus escritos. O ensejo de que se deliciem como eu o fiz, é o grande motivador desta postagem. Portanto,vou copiar, ipsis littera, o que Millôr escreveu.

"O coração tem razões que a razão desconhece." Tudo bem, doutor Pascoal, mas não esqueça que a razão tem emoções de que o coração nem suspeita.

"O inferno são os outros." Sartre dizia isso, com sua habitual falta de autocrítica. Mais racional, completo: "Certo, messiê, mas falta dizer: 'O céu também'."

"Ouço a toda hora pobre e rico, preto e branco, brilhante e medíocre repetindo: `Da morte ninguém escapa!'"
Mentira. Da morte todo mundo escapa. O morto nunca sabe que está morto. Quem tem medo da morte e faz essas frases está bem vivo. Da vida é que ninguém escapa.

"Não confie em ninguém com mais de 30 anos", slogavam os hippies. Mas eu me pergunto: "Por que confiar em dimenor?".

"Arte é coisa mental", pensava Da Vinci, mas como se explica tanto idiota pintando, compondo e tocando?

"Só sei que nada sei." Sempre me parece frase dita por um corno manso. (E eu completo: ou pelo LULA!)

"Penso, logo existo." É frase de moribundo.

"À noite todos os gatos são pardos." Depois do sucesso dessa negada aí da timbalada, as meninas tão dando pra turma, adoidadas. E murmuram: "À noite todos os pardos são gatos"."

P.S.: Já imaginaram se os "agentes" da lei resolvem mandar o Millôr mudar certas palavras do contexto acima? Olhem como ficaria: "Depois do sucesso desses afro-descendentistas, as meninas tão dando pra turma, adoidadas."

M.F. não é genial mesmo?

Para os que não gostaram, dou uma "palhinha", revisando um "probleminha com os verbos LEMBRAR, ESQUECER e derivados.

Releiam a segunda oração do primeiro período deste artigo: "...mas não esqueçam que a razão tem emoções..."

Essa oração poderia ter sido escrita assim: "...mas não SE esqueçam DE que a razão tem emoções..."

Perceberam que houve o acréscimo de um SE e de um DE? E eu lhes dou MACETES, as famosas muletinhas da memória:

ESQUECER e LEMBRAR SEM PRONOMES (me, te, se, nos vos, lhe e lhes), SEM PREPOSIÇÃO( de, deste, desta, desse, dessa, daquele,...).

ESQUECER e LEMBRAR COM PRONOMES, COM PREPOSIÇÃO.

Exemplifico melhor:

Não esqueçam essas regras!

Não SE esqueçam Dessas regras!

Valeu?

O Quarto Motivo da Rosa


Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.

E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.

Os versos acima, da incomparável Cecília Meireles, foram-me enviados por Nivia Andres, jornalista de grande sensibilidade e erudição, através de um comentário feito neste blog. São tão lindos que não me contive. Resolvi republicá-los aqui nesta postagem, em pleito a elas ( Nivia e Cecília) e a todas as pessoas que deixam aflorar os sentimentos por meio da leitura ou da composição poética.

domingo, 26 de abril de 2009

Para que duplicar?


Às vezes, articulamos determinadas frases achando que estão corretas. Pelo uso contumaz, os ouvidos das pessoas aceitam-nas sem reagir. É o caso de MANTER O MESMO TIME. Alguém pode MANTER outro time que não o sob sua direção? Nem o desvalido técnico da Seleção Brasileira conseguiria. O correto é MANTER O TIME. Sem mesmo, mesmo!

Li, num importante jornal, "que subiam aos céus enormes labaredos de fogo". Vocês conhecem outras labaredas que não sejam de fogo? Pois LABAREDAS vêm do castelhano LLAMAREDA, que significa LÍNGUA DE FOGO. Portanto, por que duplicá-la? O articulista do jornal deveria ter escrito apenas LABAREDAS e tenho dito!

Essa todo mundo diz. Ou não? PEQUENOS DETALHES. Alguém já percebeu GRANDES DETALHES? Óbvio que não,visto que DETALHES origina-se da palavra francesa DÉTAIL, cujo significado é PORMENOR, PARTICULARIDADE, MINÚCIA. Logo, DETALHE é uma minúcia, que já é PEQUENA...

Esta é de doer até a alma, só para acutizar a ironia... "Petrobrás mantém o monopólio exclusivo da produção do ouro negro". Além de ser uma mentira descarada, visto que a Petrobrás não produz nada com exclusividade ( o que gera vai para o bolso dos "ladrões" oficiais), MONOPÓLIO EXCLUSIVO é uma redundância, porque MONOPÓLIO já é TOTAL ou EXCLUSIVO como se encontra no bom HOUAISS: Monopólio s.m. (Do grego monopolion, venda única, exclusiva).

P.S.: Essa matéria é uma simples homenagem ao jornal CORREIO DE NOTÍCIAS, de VOLTA REDONDA, RJ, em nome de Márcio Andrade, que me enviou um e-mail, elogiando este blog e solicitando autorização para publicar matérias contidas nele, especialmente as referentes à ortografia, as quais já o autorizei a utilizá-las.

Estou ficando famosa! Meu coraçãozinho está dando pulões de alegria!

Voltarei...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Enxoval de bebês,como cuidar


Enxoval do bebê requer cuidados especiais


Quem não se encanta com o delicioso cheiro que as roupinhas trazem. O que parece muito limpo deve, na verdade, ser submetido a outras lavagens para preparar o tecido que cobrirá a pele delicada do bebê
.

Os pediatras recomendam que as roupinhas sejam lavadas, pelo menos, cinco vezes antes do bebê vesti-las. Quando a criança nascer, as roupas devem ser trocadas a cada dia de uso. No caso de lençóis, fronhas e toalhas de banho, deve-se tomar cuidado com o acúmulo de ácaros, para isso, nada melhor do que a lavagem constante.


A forma de lavar a roupa do bebê é um outro capítulo à parte. O sabão dispensado para esta tarefa não deve ser o mesmo utilizado na lavagem de roupa dos adultos. Os mais recomendados são os sabões de coco ou neutros, que não emanam perfumes fortes, que podem causar alergia nos bebês. Peças delicadas pedem lavagens especiais, à mão. A secagem deve ser ao natural, em local arejado.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

MAYSA: OUÇA

Esta postagem é uma homenagem para a Leticia e um visitante anônimo que amam a cantora Maysa como eu.

.>

domingo, 19 de abril de 2009

Agora, como se escreve...?

Todos sabem que muitas regras da língua portuguesa mudaram desde 1º de janeiro deste ano. A dúvida ainda persiste quanto a grafia de muitas palavras. Entre elas, está o termo GUAÍBA.

Vocês já imaginaram essa palavra sem o acento agudo? Seria como se, de repente, deixassem de considerar o pôr-do-sol do Guaíba como o"mais bonito do mundo"! Sem ufanismos, GUAÍBA continuará acentuada, assim como GUAÍRA.

Dúvida também surge quanto a grafia de pára-raios, que antes era escrita desse jeito e, com a reforma, perdeu o acento, mas continuou com o HÍFEN. Escrevam assim: PARA-RAIOS.

O hífen, em palavras com essa estruturação, só permanece em para-raios. Em termos que perdem a noção de palavras compostas, o sinalzinho separador desaparece como em PARAQUEDAS, para sorte dos escribas descuidados, que SEMPRE a escreveram sem acento e sem hífen.

Houve exceção também com REEDITAR. A nova regra determina que palavras formadas por PREFIXO terminado por vogal, seguido de palavra iniciada por VOGAL IGUAL, o HÍFEN torna-se obrigatório. Reeditar foi reescrita para complicar ainda mais o português.

Se antes tinha HÍFEN e H, agora COERDEIRO ficou mais fácil de escrever. (Temos de levar" "alguma" vantagem" nessa encrenca toda, não?), mas veio mais BOMBA!

As palavras compostas por JUSTAPOSIÇÃO, que mantêm acento próprio e formam um único sentido, devem ser HIFENIZADAS. (Para mim, INFERNIZADAS!). É o caso de BLÁ-BLÁ-BLÁ.

Depois que todo o brasileiro letrado aprendeu que as palavras contendo NÃO e SEM deveriam ser escritas com HÍFEN, a reforma do "seu" Bechara (será que não tinha mais nada para fazer?), determinou a supressão dele. Agora SEM TERRA, NÃO FUMANTE perdeu esse incômodo sinalzinho. GOOOOL para nós!

SUB-REGRA e SUB-REGULAR complicaram com o acréscimo do HÍFEN!

Voltarei...

sábado, 18 de abril de 2009

Flor de feltro

Como estou fazendo algumas peças para o enxoval de minha tão esperada netinha,a Marianna, fazia algum tempo que desejava aprender a fazer flores diferentes. Navegando na internet achei como fazer flor de feltro. PIMBA!

Para quem quiser fazer a flor de feltro, copiei este PAP do site Nana y Nanda, editadopor uma gaúcha residente na Bahia, chamada Giovana. É super fácil!


"Você vai precisar de agulha, linha, botão para o miolo, cola de silicone (ou cola quente), 5 pétalas de feltro maiores e 5 pétalas de feltro menores (aconselho que façam uns moldes para padronizar o tamanho das flores. Neste caso as pétalas maiores tem 4 cm de altura e 3 cm de largura e as pétalas menores tem 3 cm de altura e 2,5 cm de largura).

Junte as pétalas maiores, franzindo. Junte a primeira com a última, formando a flor, conforme imagem abaixo:

Faça o mesmo com as 5 pétalas menores.

Coloque um pouquinho de cola de silicone nas extremidades das pétalas.

Faça isso com as duas flores e espere uns instantes até que a cola fique QUASE seca.

Quando a cola está quase seca a cola gruda o feltro facilmente, basta pressionar as pontas das pétalas, conforme a imagem abaixo.

Repita este procedimento em todas as pétalas, nas duas flores.

Cole a flor menor em cima da maior, tomando cuidado para que as pétalas fiquem bem distribuidas.

Coloque uma flor sobre a outra , arrematandas com um botão ou uma pérola.

Pronto!!!
Agora use sua imaginação para aplicá-las em broches, colares, tiaras, etc.
Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Bjs, Giovana"

Voltarei ,mostrando a vocês as coisas LINDAS que já confeccionei!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Eu sei que vou te amar...

Além de considerar a letra desta música belíssima, sou fã de Adriana Calcanhoto. Por isso, hoje, presenteio meus visitantes com essas pérolas brasileiras.



Outro poema lindo é o contido na letra e música de Ivete Sangalo Se Eu Não Te Amasse tanto assim, que também canta Eu Sei Que Vou Te Amar.


quinta-feira, 16 de abril de 2009

Poema de Ferreira Gullar

Nascido em São Luis do Maranhão, em 1930, Ferreira Gullar procurou apontar, em sua obra, a problemática da vida política e social do homem brasileiro.

De uma forma precisa e profundamente poética, traçou rumos e participou ativamente das mudanças políticas e sociais brasileiras, o que o levou à prisão, juntamente com Paulo Francis, Caetano Veloso e Gilberto Gil em 1968 e, posteriormente, ao exílio em 1971 .

Poeta, crítico, teatrólogo e intelectual, Ferreira Gullar entra para a história da literatura como um dos maiores expoentes e influenciadores de toda uma geração de artistas dos mais diversos segmentos das artes brasileiras.

Dentre os seus poemas,destaco TRADUZIR-SE, que apresento a vocês em dois vídeos:o primeiro com a letra e fundo musicado por Carla Bruni,a primeira-dama da França; o segundo,cantado por Adriana Calcanhoto.









Cuidados com o bebê



Querida futura mamãe!

Aqui estão alguns cuidados básicos para você cuidar do seu bebê:
(Converse sempre com seu médico pediatra para esclarecer suas dúvidas.)

Cordão umbilical: quando um bebê nasce e o cordão umbilical é cortado, permanece uma ponta que cairá geralmente entre 7 e 12 dias (pode cair antes ou depois deste prazo). Manter o máximo de higiene é recomendado para evitar infecções. Sempre que trocar o bebê, limpe a base do cordão com um algodão embebido em álcool. Isso ajuda o cordão a secar, fazendo que com que caia mais rápido, além de evitar bactérias.

Arrotos: Estimular a criança a arrotar após amamentá-lo no peito ou na mamadeira é muito importante. O ar que a criança engole ao mamar pode dar a falsa impressão de que esteja satisfeito. O bebê precisa arrotar durante e após cada mamada. Sempre tenha uma fralda na frente do bebê, enquanto ele arrota. Uma das maneiras para fazê-lo arrotar é colocá-lo em pé contra seu corpo, com a cabeça em seu ombro. Depois esfregue ou dê umas palmadinhas delicadas nas costas.

Visitas: o bebê deve receber uma visita de cada vez. Evite deixar pessoas com faringites ou amigdalites pegar o bebê para evitar, assim, a contaminação.

Banho: você deve conversar com o pediatra do seu bebê, visto que alguns médicos acham que o banho só deve ser dado por completo, após a queda do cordão umbilical. Outros médicos acreditam que o banho pode ser dado logo no segundo dia de vida do bebê, com muito carinho e higiene. Até o bebê completar um mês de vida, a banheira deve ser escaldada e a água fervida. A pessoa que for dar o banho deve lavar as mãos com escova e sabão. Para verificar a temperatura da água, coloque o cotovelo ou dorso da mão na água, que deve estar morna. O nível da água não deve ultrapassar 15 centímetros e o bebê deve ser segurado com firmeza, para se sentir seguro.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Frases marcantes


“Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.”
Ernesto Che Guevara, guerrilheiro argentino.

“Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter.”
Martin Luther King,
líder americano da luta pelos direitos civis, em discurso durante a Marcha para Washington, em 1963.

"A Terra é azul."
Yuri Gagarin,
cosmonauta soviético, o primeiro homem a ver o planeta do espaço, em 1961.

“É um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade.”
Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na superfície da Lua, em 1969.

“Saio da vida para entrar na História.”
Getúlio Vargas,
na carta-testamento encontrada ao lado de seu corpo, em 1954.

“No futuro, todas as pessoas serão famosas durante quinze minutos.”
Andy Warhol,
artista americano, pai do movimento pop.

“O segredo de meu sucesso é pagar como se fosse perdulário e comprar como se estivesse quebrado.”
Henry Ford,
industrial americano que inventou a linha de montagem de automóveis.

“Dinheiro compra tudo. Até amor verdadeiro.”
Nelson Rodrigues,
dramaturgo brasileiro.

“O que se deve fazer quando um concorrente está se afogando? Pegar uma mangueira e jogar água em sua boca.”
Ray Kroc,
fundador da rede de lanchonetes McDonald´s.

“Se você obtém sucesso, é sempre pelas razões erradas. Se você se torna popular, é sempre pelos piores aspectos de seu trabalho.”
Ernest Hemingway,
escritor americano, prêmio Nobel de Literatura em 1954.

“Quando cheguei ao Congresso, queria fazer o bem. Hoje acho que o que dá para fazer é evitar o mal.”
Roberto Campos, economista, diplomata, membro da Academia Brasileira de Letras, senador e deputado federal de 1983 a 1999.

“A única matéria-prima da América Latina que mantém seu valor, ou sobe de preço constantemente, é a coca e seus derivados.”
Alan García,
presidente do Peru entre 1985 e 1990.

“Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça.”
Bertolt Brecht,
dramaturgo e poeta alemão.

“Como se pode governar um país que tem 246 espécies de queijo?”
Charles de Gaulle,
presidente da França, criticando o sistema político de seu país e defendendo eleições parlamentares diretas em 1962.

“O capitalismo é a crença mais estarrecedora de que o mais insignificante dos homens fará a mais insignificante das coisas para o bem de todos.”
John Maynard Keynes,
o economista mais influente do século XX.

“A política é como o show business: você tem uma estreia fantástica, desliza por algum tempo e termina num inferno.”
Ronald Reagan,
presidente dos Estados Unidos entre 1981 e 1989.

“Num mundo inseguro, existem apenas duas coisas em que se pode confiar: na insegurança da Itália e na de Mussolini.”
Adolf Hitler,
líder nazista alemão, criticando o ditador italiano Benito Mussolini.

“Provavelmente mentiroso; e maluco, com certeza.”
Benito Mussolini,
respondendo a uma das provocações feitas pelo führer.

Este homem é perigoso – ele acredita no que diz.”
Joseph Goebbels,
ministro da Propaganda nazista alemã, falando sobre Adolf Hitler.

“Dirigir Marilyn Monroe era como dirigir Lassie.”
Otto Preminger,
cineasta austríaco que comparou a capacidade de representar da atriz americana à da cadela que fez sucesso num seriado de TV.

“Chaplin era um homem perverso. Sádico. Vi-o torturar seu filho Sydney, humilhá-lo, insultá-lo.”
Marlon Brando, sobre Charles Chaplin, que o dirigiu no filme A Condessa de Hong Kong, em 1966.

“Não passei o Natal com eles porque chegaria num BMW e sairia num caixão.”expl
Princesa Diana, justificando, em 1995, sua ausência na ceia de Natal da família real.

“A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos.”
Winston Churchill,
primeiro-ministro inglês, um dos responsáveis pela vitória aliada sobre as tropas alemãs na II Guerra Mundial.

“Marcados nessas pedras você vai encontrar a dor de nossa luta, a tristeza de nossas perdas e os alicerces de nossa vitória.
Nelson Mandela, presidente da África do Sul, em visita à prisão da Ilha Robben, em 1995, onde passou parte de seus 27 anos de cadeia.

“A violência bem organizada parecia ser para ele a menor distância entre dois pontos.
Leon Trotsky,
referindo-se ao período de governo do ditador russo Josef Stalin em que, pelo menos, 20 milhões de pessoas morreram.

“Nosso regime apoia-se em baionetas e sangue, não em eleições hipócritas.”
Francisco Franco,
general que liderou a Guerra Civil Espanhola e se manteve no poder por 36 anos.

“Meu país perdeu duas guerras mundiais. Agora eu quero estar do lado de quem venceu.”
Wernher von Braun, engenheiro alemão idealizador do programa espacial americano, em 1945.

Viver o mais intensamente, arriscar sempre. Se tivesse 100 anos para viver, eu ainda não teria tempo para fazer tudo o que quero fazer.”

De quem é a autoria dessa última construção frasal?


terça-feira, 14 de abril de 2009

EslvisPresley


Nome: Elvis Aron Presley
Data de Nascimento: 8 de Janeiro de 1935
Local de Nascimento: East Tupelo, Mississippi, USA
Falecimento: 16 de Agosto de 1977, Memphis, Tennessee, USA


Se Elvis estivesse vivo, teria completado 74 anos no dia 8 de janeiro.

Como seria a sua imagem?
Provavelmente, plastificada como a de Caubi Peixoto.

Alguns fatos de sua vida:

O casal Vernon Elvis Presley e Gladys Love Smith Pressley tem dois filhos gêmeos. O mais velho, Jesse Garon, nasce morto às 4h da manhã; o segundo, Elvis Aaron, chega vivo e muito bem disposto, 35 minutos depois. O cenário é a pequena cidade East Tupelo no estado do Mississippi.

Em 1940, Elvis entra na escola primária Consolidated e começa a frequentar cultos da primeira Assembleia de Deus. Em 1943, participa de um concurso na feira agropecuária de sua cidade e tira o segundo lugar com a canção "Old Shep" de Red Foley. Em 1946, ganha o primeiro violão, aprende os primeiros acordes com seu tio Vester e tenta reproduzir o que ouve nas rádios.

Neste mesmo ano, muda-se para a cidade vizinha e entra para Milham Junior High School. Em frente à sua nova casa, fica uma emissora de rádio, a WELLO, que tem um pequeno auditório; Elvis vê, ao vivo, os artistas.

Em setembro de 1948, sua família se cansa de tanta miséria e muda-se para Memphis, no estado vizinho do Tennessee. Alojam-se em um quarto de um casarão ocupado por várias famílias igualmente pobres. No ano seguinte, com ajuda da Promoção Social, os Presley mudam-se para um prédio melhor; Elvis se liga à WDIA, emissora locall, dedicada somente à música negra e tem como Dj o Blusman B.B King. Elvis arruma seu primeiro emprego onde trabalha como porteiro de cinema e motorista de caminhão.

Ainda como motorista de caminhão, o jovem Elvis Presley comparece, pela primeira vez, a uma gravadora em 1953, quando vai ao estúdio Memphis Recording Service gravar seu primeiro disco, um acetato, por "4 dólares. "My Happiness". "That's When Your Heartaches Begin" são as músicas gravadas no disco, o qual dá de presente de aniversário para sua mãe. É contratado como cantor de estúdio pela Sun Records, cantando country ao lado de Scotty Moore e Bill Black.

Um dia, é visto cantando "That's Alright", pulando pelo estúdio e batendo no violão. Pediram que ele fizesse outra vez, gravaram e a canção chegou a ser tocada no rádio, sendo que sua interpretação foi considerada bem aceitável, em se tratando de um músico branco e um blues.

Já em 1956-1957, milhões de jovens, em todo o mundo, apaixonam-se e aderem a sua energia, transformando Elvis no símbolo de rebeldia deles. São, dessa época, os sucessos "Blue Suedes Shoes", "Hound Dog", "AII Shook up", "Don't Be Cruel", assim corno os primeiros filmes - Love me Tender, Loving You, Jailhouse Rock, King Creole.

Um ano depois, Elvis Presley é convocado para o Exército. Ao contrário da maioria dos artistas que se afastam do público, ele não é esquecido. Ao voltar, encontra o público ávido por suas interpretações. Estrela os filmes Flaming Star, Foolow That Dream, Wild in the Country e lança, entre outros sucessos, as canções "His Latest Flame", "She's not You", "Are You Lonesome Tonight?", "lt's Now or Never", introduzindo um estilo bem menos agressivo e mais romântico. Seu sucesso não se abala com a mudança, mas o público jovem o abandona, sendo substituído por uma plateia mais velha e bem comportada.

A partir de 1962, a vida de Elvis se torna uma rotina com uma série de filmes criticados por seu estilo inofensivo, muitas mulheres e lindos cenários, cuja trilha sonora pouco tinha de rock. É com as apresentações ao vivo que a volta de Elvis fica marcada, pois dessa forma ele tem oportunidade de mostrar o que sabe fazer de melhor. Em 1967, casa-se com Priscilla Beaulieu.

Em 1969, Elvis volta aos palcos com uma "big band", dois corais, ou seja, com o que havia de melhor em termos musicais, no Internacional Hotel. Ele consegue disfarçar o medo e enfrentar uma casa cheia após dez anos longe dos palcos. Em pleno mês do festival de Woodstock, Elvis chega ao primeiro lugar nos EUA com um dos melhores discos de sua carreira, Suspicious Minds. Logo após, são lançados os documentários Elvis: Thats the Way it ls e Elvis on Tour e o famoso especial de TV, editado em disco também, Elvis: Aloha from Hawaii via Satélite.

Em 1970, Priscilla separa- se legalmente de Elvis. A Casa Branca convida Elvis para cantar para Nixon. Seu empresário responde dizendo que Elvis considera uma honra e que seu cachê, fora as despesas, seria de 25 mil dólares e ninguém pede para Elvis Presley fazer shows de graça. Elvis Conhece Linda Thompson. A partir de seu 38º aniversário, teve vários problemas de saúde e excesso de peso, sendo hospitalizado mais de cinco vezes em quatro anos.

Ele chega a se casar novamente, com Linda Thompson, com quem vive até 1976. Elvis conhece sua última namorada Ginger Aldem, outra ex-miss Tenneessee. Em 1977, Elvis propõe casamento a Ginger Aldem com um anel de diamante no valor de 70 mil dólares. Ele entra em um processo de deterioração, chegando a desmaiar no palco, em Baltimore, em 29 de março. Muitos achavam que ele devia se aposentar.

Em 16 de Agosto de 1977, Elvis chega a Graceland alguns minutos após a zero hora, no portão há vários fãs, um deles é Robert Call, que tira uma foto do cantor agonizante. É a sua última foto em vida. Às 15h30 min, desse mesmo dia, Elvis é declarado morto, vitíma de um ataque cardíaco. A necrópsia revela a ingestão de oito ou mais drogas (entre outras morfina, Valium e Valmid), responsáveis por sua morte.

Relação de filmes para cinema, vídeo ou TV:

("Century of Country" - 1999 - Mini Series TV - archive footage)
(History of Rock 'N' Roll, Vol. 1, The / Rock 'n' Roll Explodes - 1995 - archive footage)
Elvis 56 (Elvis 56 - 1995)
(Forrest Gump - 1994 - archive footage)
(Why Elvis? - 1994 - archive footage)
Elvis In Hollywood - The 50's (Elvis In Hollywood - The 50's - 1993)
Elvis Presley (Elvis Presley - 1993)
Grandes Momentos De Elvis (2) - Vida E Música (Elvis: The Great Performances - Center Stage - 1990)
Grandes Momentos De Elvis (1) - O Ídolo Nos Palcos (Elvis: The Great Performances - The Man And The Um - 1990)
(Heavy Petting - 1988 - archive footage)
(Rolling Stone: The First Twenty Years - 1987 - archive footage)
Elvis - The Echo Will Never Die (Elvis - The Echo Will Never Die - 1986)
(Cool Cats - Twenty-five Years of Rock 'N' Roll Style - 1983 - archive footage)
(This Is Elvis - 1981)
Elvis - Aloha From Hawaii (Elvis: Aloha from Hawaii - 1973 - TV)
(Elvis On Tour - 1972)
Elvis É Assim (Elvis - That's the Way It Is - 1970)
(Change of Habit - 1969)
(Trouble with Girls, The / Chautauqua, The / Trouble with Girls (and How to Get Into It), The - 1969)
Charro! (Charro! - 1969)
(Live a Little, Love a Little - 1968)
Elvis - '68 Comeback Special (Elvis - '68 Comeback Special - 1968)
(Speedway - 1968)
(Stay Away, Joe - 1968)
(Clambake - 1967)
(Easy Come, Easy Go - 1967)
(Double Trouble - 1967)
(Spinout / California Holiday - 1966)
No Paraíso Do Havaí (Paradise, Hawaiian Style - 1966)
(Frankie and Johnny - 1966)
(Harum Scarum / Harem Holiday - 1965)
(Tickle Me - 1965)
(Girl Happy - 1965)
(Roustabout - 1964)
(Viva Las Vegas / Love in Las Vegas - 1964)
(Kissin' Cousins - 1964)
Seresteiro De Acapulco, O (Fun in Acapulco - 1963)
(It Happened at the World's Fair - 1963)
Garotas! Garotas! E Mais Garotas! (Girls! Girls! Girls! - 1962)
(Kid Galahad - 1962)
(Follow That Dream - 1962)
Feitiço Havaiano (Blue Hawaii - 1961)
Coração Rebelde (Wild in the Country - 1961)
Estrela De Fogo (Flaming Star - 1960)
Saudades De Um Pracinha (G.I. Blues - 1960
Balada Sangrenta (King Creole - 1958)
(Jailhouse Rock - 1957)
(Loving You - 1957)
Ama-me Com Ternura (Love Me Tender - 1956)

Love me Tender é a canção de Elvis de que mais gosto. Reproduzo-a aí embaixo em homenagem a outros(as) fãs dele, esperando que sejas , também, um deles ou delas.



terça-feira, 7 de abril de 2009

O sabor da vida


A primeira vez em que tive um texto publicado em Zero Hora, minha emoção foi tão vívida que senti vontade de cantar, falar para as pessoas, amar o mundo inteiro. A felicidade intensificou-se através de ligações recebidas congratulando-me, não só pelo texto por mim escrito, mas por ter acrescido ao meu nome o de minha cidade e o de meu estado. Percebi que, quando se tem a origem publicada, os conterrâneos sentem-se, da mesma forma, prestigiados. Desde aquele momento, comecei a entender que pessoas sensíveis não precisam de muita coisa para se ufanar de seu chão, mesmo que incontáveis situações conspirem contra o senso pátrio. Palavras significativas e gestos concretos despertam-lhes a força imperiosa e telúrica, que lhes deveria ser contumaz e inerente.

É preciso que algo aconteça, uma data importante para que aflore o orgulho de se ter nascido em determinado lugar e para se perceber que a Pátria não é só um determinante de nacionalidade. É o solo onde se plantam afetos, as pessoas com quem se interage, o singelo prazer em se plantar flores, a magia do labor diário, a saudação entusiasmada a desconhecidos mesmo que tímida a resposta, a sensação do dever cumprido, o elogio desinteressado, o abraço caloroso, as despedidas na certeza do reencontro, o não ter que se pedir perdão, as trivialidades encantadoras da vida. Até a pressa que contagia, a vontade em pular etapas para mais rápido se chegar ao almejado, o arrependimento de não se ter tentado, o peso na consciência em burlar a balança na falta de comedimento alimentar, a saudade dos ausentes, a lágrima incontida, o telefonema adiado a amigos e familiares, os deslizes do cotidiano.

São reminiscências e estranhas realidades que fazem doce o sabor da vida. Se o simples texto publicado em grande jornal causa euforia, imagine-se o rufar de tambores anunciando a passagem de escolares desfilando garbosos em homenagem à Pátria, o som de violas e gaitas gemendo vanerões e rancheiras ou o trote de cavalos anunciando a Semana Farroupilha. Numa dança festiva, vislumbrem-se cada cidade, cada estado, todo o país ufanando-se por feitos grandiosos de sua gente, pela eliminação de vilanias, pela percepção do povo educado, saudável, seguro, realizado, usufruindo das benesses geridas pelo progresso, sentindo-se orgulhoso de si e de seu país, não apenas no 7 ou no 20 de Setembro, mas em todos os dias.

O que as pessoas não querem mais é sentir a sua cidade, o seu estado e o seu país como um fardo difícil de carregar e de não encontrarem motivos para festejos. O que desejam, inspirando-se na emblemática figura de Sepé Tiaraju, é poder bradar, com galhardia, “este chão tem dono!” e desejar que o torrão gaúcho retome a condição singular de “celeiro nacional”, desde que cada gaúcho seja tropeiro do progresso sulino e novo bandeirante do Brasil. Sem esquecer a corrupção que assola o país.

Este texto é uma singela homenagem à Nivia Andres, profissional respeitada, que me visita diariamente e que lindos elogios teceu às minhas postagens. São pessoas como ela que fazem aflorar a emoção na busca de materializar a palavra adequada para concretizar sentimentos.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Poemas ao vento 2 (Fernando Pessoa)



Fúria nas Trevas o Vento

Fúria nas trevas o vento
Num grande som de alongar,
Não há no meu pensamento
Senão não poder parar.

Parece que a alma tem
Treva onde sopre a crescer
Uma loucura que vem
De querer compreender.

Raiva nas trevas o vento
Sem se poder libertar.
Estou preso ao meu pensamento
Como o vento preso ao ar.

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

domingo, 5 de abril de 2009

Poemas ao vento 1

Já imaginaram Fernando Pessoa cantado em FADO e na voz de Joana Amendoeira?

Pois ela canta "Sopra o vento" desse fabuloso poeta português no vídeo que apresento após o poema.


Joana Amendoeira, tem no CD "À Flor da Pele", editado nos finais de 2006, uma canção extraordinária, com o nome “Sopra o vento”. O que muita gente desconhece é que o poema é de Fernando Pessoa.

Paulo Paz que musicou o poema e Joana Amendoeira interpreta o grande poeta, Fernado Pessoa. Resta acrescentar que Fernando Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888 e faleceu na mesma cidade a 30 de Novembro de 1935.

Sopra o vento, sopra o vento,
Sopra alto o vento lá fora;
Mas também meu pensamento
Tem um vento que o devora.

Há uma íntima intenção
Que tumultua em meu ser
E faz do meu coração
O que um vento quer varrer;

Não sei se há ramos deitados
Abaixo no temporal,
Se pés do chão levantados
Num sopro onde tudo é igual.

Dos ramos que ali caíram
Sei só que há mágoas e dores
Destinadas a não ser
Mais que um desfolhar de flores.



sábado, 4 de abril de 2009

Fernando Pessoa, sobre amizade


Da mais alta janela da minha casa
Com um lenço branco digo adeus
Aos meus versos que partem para a humanidade.

E não estou alegre nem triste.
Esse é o destino dos versos.
Escrevi-os e devo mostrá-los a todos
Porque não posso fazer o contrário
Como a flor não pode esconder a cor,
Nem o rio esconder que corre,
Nem a árvore esconder que dá fruto.

Ei-los que vão já longe como que na diligência
E eu sem querer sinto pena
Como uma dor no corpo.

Quem sabe quem os lerá?
Quem sabe a que mãos irão?

Flor, colheu-me o meu destino para os olhos.
Árvores, arrancaram-me os frutos para as bocas.
Rio, o destino da minha água era não ficar em mim.
Submeto-me e sinto-me quase alegre,
Quase alegre como quem se cansa de estar triste.

Ide, ide de mim!
Passa a árvore e fica dispersa pela Natureza.
Murcha a flor e o seu pó dura sempre.
Corre o rio e entra no mar e a sua água é sempre a que foi sua.

Passo e fico, como o Universo.

Fonte: (Fabio Rocha)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Porto Alegre é Demais X Yeda, a governadora




Quem não se encanta com essa música, verdadeiro hino de exaltação à bela e valorosa capital gaúcha. Apesar de ela só gerar deleite aos ouvintes que já a conhecem e encantamento às aurículas dos que a ouvem pela vez primeira, não pôde ser cantada na festa de abertura de quarta-feira,conforme relato contido na Página 10. Em texto escrito por Rosane de Oliveira, falando sobre mais uma das "trapalhadas" da governadora, verifica-se mais um fato constrangedor. Ou seria mais um surto de ciúmes dela?

Para não acrescentar, exagerar ou omitir palavras, reproduzirei as da articulista de Zero Hora:

"Anunciada como uma das atrações do show que antecedeu o jogo da Seleção contra o Peru, no Beira-Rio, a primeira-dama Isabela Fogaça não pôde cantar Porto Alegre É Demais, espécie de hino da Capital, composto por José Fogaça. Isabela foi barrada devido à intervenção da governadora Yeda Crusius. Explicação oficial, que não convenceu ninguém na prefeitura: como a música está sendo usada em um comercial da rede de supermercados Zaffari, não poderia ser cantada no estádio. A alegação inicial foi de que outras redes de supermercado reclamariam. Depois, que a música não podia ser cantada porque o evento tinha patrocínio do Banrisul. Só que o verdadeiro concorrente do Banrisul, o Itaú, é o patrocinador da seleção."

Desse relato emanam duas conclusões: ou a governadora teve uma crise de ciúmes do futuro concorrente ao governo do Estado, José Fogaça, marido de Isabela , ou , além de muito mal assessorada, sofre de megalomania e egocentrismo... Tirem suas conclusões. ( E eu que votei na "lorpa"...)

A música Porto Alegre é Demais ofereço a duas pessoas muito importantes em minha vida que vivem e adoram viver em Porto Alegre: a minha irmã Aloísa Gudolle Zancanaro e uma prima de meu marido, encantadora amiga virtual, Eleonora Pegorine. (Essa "garotinha" tem me enviado mensagens lindas por e-mails, que vêm trazendo muita motivação e alegria para o meu bem viver).

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Um filme para refletir sobre o horror das guerras

Viagem alucinante ao universo paranóico da guerra, inesquecível mergulho nos infernos do mais indizível horror, Apocalipse Now é, à semelhança do seu criador, uma obra de intenso impacto visual, de enorme genialidade e de revelação sem limites.

Focando a intervenção americana no Vietnã, tornou-se, com o passar do tempo, uma das mais ousadas e inteligentes visões sobre a(s) guerra(s), em que o conflito específico do Vietnã serve de pretexto para uma alegoria universal sobre a interrogação inicial da violência e sobre a loucura homicida do homem.

Se o filme, na sua visão global, atinge o nível de epopéia bélica, também a história da sua rodagem apresenta momentos épicos: foram 14 meses de isolamento nas Filipinas; houve tufões e chuvas torrenciais, além de inundações e destruição de cenários por várias vezes, toda a equipe sofreu uma epidemia de disenteria e Martin Sheen, o protagonista, sofreu um ataque de coração.

Coppola perdeu cerca de 30 quilos e Marlon Brando, pelo contrário, estava tão obeso que era necessário filmá-lo de longe, na sombra, ou em breves planos do rosto.

"Estávamos na selva, tínhamos demasiado dinheiro (32 milhões de dólares), demasiados equipamentos, e enlouquecemos. Eu próprio me tornei uma espécie de General Kurtz" - diria Coppola mais tarde. Aliás, as filmagens parecem ter sido de tal ordem traumatizantes que chegou a indigitar John Millius, o argumentista, ou George Lucas, como hipóteses para terminar o filme caso ele adoecesse.

"Apocalipse Now, repito-o, foi quase o meu apocalipse pessoal. Nele deixei um pouco da minha saúde, muita da minha inspiração. Tive, por momentos, a impressão de estar num impasse"


Durante a sua apresentação no Festival de Cannes, em 1979, Coppola disse que o filme não era sobre a guerra - era a própria guerra.

Para os amantes de um filme bem feito, a chance é ver ou rever Apocalypse Now Redux, mesmo na telinha da TV.

Para motivá-los a assitirem a essa obra-prima, apresento-lhes um resuminho do filme que compilei da revista Veja:

"Durante a Guerra do Vietnã, o Capitão Willard (Martin Sheen) percorre o rio Mekong, em território inimigo, para localizar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que instalou uma república de selvageria no Camboja. O espectador, então, adentra uma obra-prima feita com ambição e com um brilhantismo que simplesmente não existem mais no cinema americano."